; charset=UTF-8" /> O que não falar em uma entrevista de emprego - Vagas Floripa - Florianópolis O que não falar em uma entrevista de emprego - Vagas Floripa - Florianópolis

Wordpress job board software

O que não falar em uma entrevista de emprego

Publicado por | 02/09/2018 | Blog

 

Segundo levantamento feito pelo site de carreiras CareerBuilder, com mais de mil gestores de RH nos Estados Unidos, mentir e usar o celular durante o processo seletivo são os erros mais graves cometidos por candidatos que podem ser eliminados, mesmo quando são os mais qualificados para a vaga.

Fique atento. A entrevista é o momento em que a empresa tem o primeiro contato com você e a primeira impressão será parte essencial do processo. Sua linguagem corporal e aparência também são avaliados pelos recrutadores, por isso cuidado com a ansiedade, pouco contato visual, palavrões ou roupas inadequadas.

Respire fundo e esteja preparado para responder diversos tipos de perguntas, e em alguns casos, participar de dinâmicas de grupo que podem testar suas habilidades de trabalhar sob pressão e em grupo. Nessa fase do processo seletivo, sua atuação pode pesar mais do que seu currículo na conquista da vaga.



O que não falar em uma entrevista de emprego

Evite respostas prontas e seja sincero em relação às suas experiências e habilidades profissionais. Embora possa ser difícil falar de si mesmo, faça uma autoanálise a respeito de suas características para que possa responder as perguntas de forma objetiva.

Ao falar de suas qualidades, cuidado para não soar arrogante ou pretensioso, pois isso pode contar pontos contra você. Sempre quando questionado, fale de seus pontos fracos, pois ninguém é perfeito, mas quando o fizer sempre deixe claro o que tem feito para melhorar.

É comum que em alguns casos os recrutadores perguntem sobre suas ambições futuras, como onde pretende estar em cinco anos, por exemplo. Nesse caso, fale de forma geral o que você deseja, mas seja realista e não demonstre ambição exagerada.

Nunca, jamais, fale mal do seu antigo emprego ou das pessoas com quem trabalhava. Isso só demonstra falta de profissionalismo e de confidencialidade. Quando questionado em relação ao motivo de ter saído, busque responder de forma que não denigra a antiga empresa.



Como contornar situações complicadas durante a entrevista

É bem provável que você se depare com momentos delicados durante a entrevista, mas o mais importante é saber como contornar a situação a seu favor. Por exemplo, quando houver grandes períodos de tempo em que passou sem trabalhar e for questionado a respeito, seja sincero e deixe claro que a situação já foi resolvida e que por isso voltou a buscar a recolocação profissional.

Pode ser que você também seja questionado sobre uma vez em que cometeu um erro. Nesse caso, evite responder com um erro que na verdade é uma característica positiva e evite citar situações graves. Aqui, você pode tentar pensar em algo que aconteceu há muito tempo e focar nas lições que tirou da situação, focando em como fez para não cometer o mesmo erro novamente.

Em relação a falar sobre como lidou com situações difíceis, procure não culpar outras pessoas. Descreva o ocorrido de maneira natural, dando destaque ao porquê de ser difícil e como fez para ajudar a resolver. Em determinados momentos, você também pode ser cobrado a contar uma situação em que foi obrigado a discordar do seu chefe. Essa situação pode ser uma armadilha, mas o melhor caminho a seguir é explicando a situação o fez colocar a empresa acima da situação, não fale mal do seu ex-chefe, e tente demonstrar que vocês mantinham uma relação saudável.

Fonte: www.iq360.com.br

841 total de vistas, 7 hoje

Tags: , ,

Top