Wordpress job board software

Trabalho formal ou informal? Entenda as diferenças

Colocado por | 30/11/2020 | Blog

trabalho informal vem ganhando espaço no mercado e, com isso, surgem os questionamentos: qual tipo de trabalho compensa mais? Qual traz maiores benefícios? Qual se encaixa melhor dentro dos seus objetivos? Vamos responder esses questionamentos entendendo as diferenças entre as duas modalidades de trabalho!

Trabalho informal

Como o nome sugere, ele foge das formalidades de um trabalho convencional. Nele, não há vínculos empregatícios e nem registro na carteira e, por isso, não dá ao profissional os benefícios e direitos, como férias, seguro desemprego, licença maternidade, aposentadoria, entre outros.

Em contrapartida, o trabalho informal permite que o trabalhador imponha suas regras, como o tempo de trabalho e seu próprio ritmo. É interessante para pessoas que prezam pela liberdade e que não se adequam a rotinas repetitivas.

A desvantagem é a possibilidade de ter que lidar com a instabilidade financeira, já que não existe um salário fixo. Entretanto, a liberdade e a rotina mais flexível permitem que você se dedique a mais de uma atividade, o que pode ser interessante.

É uma modalidade de trabalho que vem crescendo nos últimos tempos, principalmente pela falta de oportunidades no mercado para trabalhos formais. Assim, as pessoas buscam outras maneiras de se manterem, formas alternativas de prestar um serviço.

Alguns exemplos de trabalho informal são: cabeleireiros, pedreiros, eletricistas e motoristas de aplicativos.

Trabalho formal

Por outro lado, existe o trabalho formal, que é o mais convencional. Nele, existe o vínculo com o empregador, o registro na carteira e os direitos trabalhistas, tudo dentro das normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Este tipo de trabalho traz uma segurança maior na questão financeira, já que proporciona um salário fixo garantido todos os meses. Além disso, podem existir os benefícios como vale transporte, auxílio alimentação, dentre outros.

No trabalho formal, você tem uma rotina dentro do modelo de negócio da empresa. Geralmente trabalha em horário comercial ou segue a jornada de oito horas por dia, o que pode ser considerado um “pró” ou um “contra”, a depender do perfil do profissional.

Na hora de escolher, o melhor sempre vai ser aquele trabalho que se adequa à sua necessidade e as suas possibilidades para o momento que está vivendo. Qual modelo de trabalho você considera que seja o ideal para você hoje? Faça essa reflexão!

590 total de vistas, 1 hoje

Top